Ferando Mai - Arquitetura e Urbanismo

BLOG

Arquitetura - A importância do planejamento em uma obra.

Por: Fernando Mai | Data: 03/11/2015

Arquitetura - A importância do planejamento em uma obra.

Arquitetar é a arte de projetar em sua essência, bons projetos contemplam beleza, funcionalidade, conforto e praticidade. Um projeto arquitetônico de qualidade é o melhor investimento da sua obra, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, evitando-se desperdícios de áreas, as aberturas são projetadas de maneira consciente privilegiando paisagens e orientação solar, resultado em conforto e bem-estar, além de futura economia com iluminação artificial.


Existem vários segmentos que envolvem esta arte e todos eles pensados em conjunto formam um grande resultado, pois alcançam a total eficiência em todos os aspectos. Ou seja, uma residência por exemplo, além de ter um bom projeto arquitetônico, planta baixa bem setorizada, espaços distribuídos de acordo com boa orientação solar, deve-se levar em conta o layout do mobiliário, pois assim, os ambientes terão dimensões adequadas, iluminação eficiente, pontos elétricos e hidros sanitários no seu devido lugar. A importância de se projetar já avaliando o mobiliário interno é evitar arrependimentos e adequações, com certeza o custo x benefício vale a pena, converse melhor com o seu arquiteto e dedique a esta fase de desenvolvimento tão importante.
 A materialidade que irá constituir as fachadas e os revestimentos internos também devem estar bem detalhados, pois assim, proporção, estética e volumetria entram em sintonia e harmonizam o resultado.


Paisagismo é outro segmento importantíssimo a ser levado em conta e ao contrário do que todo mundo pensa, este item não é só especificação de vegetação e sim, o projeto de todo o restante do lote. Por exemplo, o paisagismo pode organizar o pátio de lazer separadamente do pátio de serviço, sendo assim, o habitante tem sua área sempre bem organizada, sem poluição visual, dentre outros. Logicamente que as especificações de vegetações que se adaptam ao clima local, assim como áreas pavimentadas, tipo de revestimentos e iluminação formam todo o conjunto. Este último item possui extrema importância, pois tem a possibilidade de durante a noite ter um cenário totalmente diferenciado. Além da iluminação e do estudo das áreas construídas, o paisagismo também influi na segurança. O responsável pelo paisagismo deve determinar o tipo de vegetação, sua altura e localização, pensando se faz sombra e se permite a alguém se esconder. O paisagismo não deve interferir com o circuito fechado de televisão, e a iluminação de segurança também deve ser analisada em relação ao paisagismo.  Segurança e destaque são as funções de uma iluminação externa. Para destacar a paisagem, distribua a luz através dos caminhos e passagens. Para maior segurança, é possível iluminar todos os lados da casa e arbustos que possam esconder assaltantes.


Portanto, arquitetar é investir com eficiência, é aplicar os recursos com a certeza do resultado, por isso, contrate um arquiteto que pense em todo o conjunto de sua obra, evitando prejuízos, retrabalho entre outros.


© Copyright fernandomai.com.br | Todos os Direitos Reservados. Painel | Webmail